A Umbhanda é uma expressão de fé, fundamentada nas manifestações dos Espíritos de Caboclo, Pretos Velhos, Crianças, Baianos, Boiadeiros, Marinheiros, Povo Cigano. Encantados e Guardiões.
Essas manifestações orientam os trabalhos mediúnicos em prol da caridade, seguindo a ritualística da Umbhanda. Nesse contexto, são excluídos mitos, milagres, superstições e elementos sobrenaturais.
Interpretação religiosa: trata-se do conjunto de pensamentos, ações e emoções que estabelecem a relação entre o ser humano e Deus. É uma doutrina ou sistema de princípios que regula a submissão da criatura ao Criador.
Objetivo religioso: O objetivo da religião é guiar o indivíduo em direção a Deus e ao seu crescimento evolutivo como espirito. Entretanto, o homem só alcança Deus quando alcança a perfeição.
Qualquer religião que não promova a melhoria do ser humano não atinge seu propósito. Aquela que permite o mal não é autêntico, ou foi perturbada desde o início.
Isso ocorre com frequência quando a forma prevalece sobre o conteúdo. A convicção na eficácia de símbolos externos é vazia se não impedir atos como assassinatos, adultérios, explorações, calúnias e malevolência, perseguição, disputas pelo poder, indiferença e precocenito para com o próximo. Crenças que criam fantasmas e pessoas supersticiosas, hipócritas e fanáticas, em vez de indivíduos virtuosos.
Umbhanda, uma religião brasileira com raízes africanas, indígenas e influências religiosas europeias, há uma diversidade que, surpreendentemente, mantém uma base doutrinária e práticas consistentes.
Essa diversidade se manifesta naturalmente na maioria das Casas, Terrreiros, Tendas e barracões espalhados pelo Brasil, fortalecendo-se ao longo do tempo desde aantes da chegada histórica do Caboclo das Sete Encruzilhadas, ponto de referencia e divisão de aguas, mas não podemos deixar de registrar que a Umbhanda já existia, já com vertentes consolidadas e outras que se agregaram ao longo dos tempos.
Aqui estão alguns princípios fundamentais da Umbhanda:
A Umbhanda acredita em um Ser Supremo, um único Deus criador de várias religiões monoteístas. Os Orixás são expressões da Divindade, assim como todos os seres criados. E as entidades, encantados espiritos e são mensageiros dos Orixás.
O propósito principal dos seres criados é progredir em direção à Luz Divina através de múltiplas vidas, seguindo a Lei da Reencarnação, que é o caminho para o aperfeiçoamento.
Existe uma Lei Universal de Justiça que determina que cada uma colha ou que semeia, conhecida como Lei do retotno, do Carma, do merecimento.
A Umbhanda se baseia na Fraternidade Universal: todos os seres são considerados irmãos devido à sua origem comum.
A Umbhanda tem sua própria identidade e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora compartilhe alguns princípios com muitos deles. Tem seus fundamentos, ritos, sacramentos e processos iniciáticos próprios.
A Umbhanda está comprometida com a Lei Divina e em busca do bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das pessoas, cause prejuízo ou uso de magia para o mal ou em benefício próprio, não é considerada parte dela, mas sim, o uso indevido dos seus ensinamentos.
A Umbhanda não pratica o sacrifício ritual de animais nem utiliza elementos desses ritos em suas oferendas ou trabalhos. Mas também não podemos desrespeitar os Sacerdotes, que fazem o uso, de forma doutrinaria, com conhecimento e dentro das práticas aprendidas em suas origens e formação, desde que, seja para caridade e a necessidade de uma pessoa.
A Umbhanda não apoia a colocação de ofertas em esquinas urbanas e respeita as forças da natureza, preservando e respeitando os ambientes naturais. O verdadeiro religioso de Umbhanda, tem consciência e responsabilidade social, para saber e praticar suas atividades de forma ecologicamente correta, pois o próprio sagrado assim nos cobra.
Todos os serviços na Umbhanda são realizados por caridade, sem cobranças ou retribuições por atendimentos, consultas ou trabalhos espirituais. Aqueles que cobram por serviços espirituais não seguem os princípios da Umbanda. Sem deixar de destacar que tambem é obrigação de quem frequenta, se serve e participa das atividades dentro de uma casa, deve ter por ela compromisso e resposabilidade, pois é dando que se recebe.
Para alguns pode ser redundante o que aqui está escrito, mas para muito é bom lembrá-los e outros iniciantes que o faça de fora correta, pois não importa se a árvore nasceu torta, ainda dá tempo de endireitar ao longo de seu crescimento.
Desta feita, nunca é tarde para rever e se conscientizar da necessidade de sempre questionar suas práticas e reforçar as origens. MESTRE KALUANÃ - Sacerdote Umbhandista e Juremeiro www.umbhanda.com.br
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